quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Entrevista com os deuses [3] - Hermafrodito


- Hermafrodito, é bom ter você aqui conosco.
- Ah, é um prazer estar aqui.
- Esclarece uma dúvida ao pessoal, você é fundido com a sua esposa, Sálmacis?
- Quando queremos, depois de passar pela assembléia, os deuses nos deram o direito de separar caso fosse preciso.
- E o porque desse nome extravagante, é visto uma combinação do nome dos seus pais, mas porquê?
- Quando a minha mãe tava grávida foi profetizado que eu teria a beleza dela e a simpatia do meu pai, daí resolveram juntar os nomes para que realmente a profecia se cumprisse. Passaram milhares de idéias pela cabeça dos meus pais, nomes tipo "Zeuséra", "Artemísio" e até "Atenolo".
- Você é imortal? Muita gente diz muita coisa sobre isso.
- Sou! Pensavam que eu era um semi-deus, mas não como meu meio irmão Eryx, meu pai gosta de mim.
- E cadê a Salmácis?
- Como ela e eu nos tornamos um só, ela se tornou imortal e depois de tanto tempo grudados conseguimos nos desunir, mas continuamos casados.
- Você que entende dessas coisas de imortalidade, Ariadne, a esposa de Dionísio é imortal?
- Sim, sim. Depois do casamento a assembléia concedeu a imortalidade com a condição dela nunca usar para fins maléficos.
- E é assim tão fácil conseguir a imortalidade?
- Sim, sim, é. Os deuses se comovem muito facilmenete e oferecem a imortalidade, mas só uma deusa sabe como tirá-la, Nix ! Démeter, na procura de Pérsefone encontrou Tripolifemos, ele deu o segredo da fonte Aretusa, em troca Deméter deu o segredo da agricultura e a imortalidade ao homem.
- Tem mais alguma coisa a dizer antes do encerramento?
- Sálmacis, mãe, pai, eu amo vocês !
- Então até a próxima ! 
- Até ! Foi bom estar aqui.

Um comentário:

  1. Na boa Eryx virou imortal :) depois de morrer ,assim se tornou jovem para sempre :)

    ResponderExcluir